01-JUN-2024

O que é e como funciona o Conselho Municipal de Saúde?

#Saúde 01 DE JUNHO DE 2024

O Conselho de Saúde é um grupo de pessoas que toma decisões importantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em cada nível de governo, fazendo parte das secretarias de saúde dos municípios, estados e do governo federal.

O QUE O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FAZ?

Ajuda a planejar e controlar como a política de saúde é feita, incluindo a parte financeira. Ele analisa e aprova o plano de saúde, verifica os relatórios de gestão e informa a comunidade sobre suas atividades.

O Conselho tem autonomia para definir suas próprias regras através de um regimento interno. Algumas regras importantes que devem estar nesse regimento são:

- Fazer reuniões regulares, pelo menos uma vez por mês, com data, hora e local definidos (por exemplo: toda segunda quinta-feira do mês, às 19h, na Câmara de Vereadores). Essas reuniões são abertas para toda a comunidade.

- Registrar todas as reuniões em ata, que deve ser lida, aprovada e assinada pelos conselheiros.

- Criar resoluções com as principais decisões do Conselho.

- Formar comissões internas para facilitar os trabalhos (por exemplo: comissão de fiscalização, comissão de finanças, comissão técnica, comissão de educação permanente). Essas comissões estudam temas específicos e trazem suas opiniões para o Conselho, ajudando na tomada de decisões.

- Definir as pautas das reuniões ordinárias com antecedência. Assuntos emergenciais podem ser tratados em "assuntos gerais" ou em reuniões extraordinárias, desde que os conselheiros sejam avisados antes.

- Entender que o papel do conselheiro é político e não só técnico, ou seja, o Conselho deve ser um espaço para discutir e definir a política de saúde do município.

QUEM PODE PARTICIPAR DO CONSELHO DE SAÚDE?

- Associações diversas;

- Entidades indígenas;

- Movimentos sociais e populares organizados;

- Entidades de aposentados e pensionistas;

- Sindicatos gerais;

- Organizações de moradores;

- Entidades ambientalistas;

- Organizações religiosas;

- Trabalhadores da saúde;

- Entidades públicas, entre outros.

O QUE FAZ UM CONSELHEIRO DE SAÚDE?

O Conselheiro de Saúde representa seu grupo e apresenta as ideias e necessidades desse grupo ou instituição. Ele discute levando a opinião de uma parte significativa da sociedade, não agindo em nome de interesses pessoais, mas sim representando a coletividade e os usuários do SUS. Ele faz a ligação entre o Conselho e a comunidade.

Participar do Conselho de Saúde é fundamental para garantir que a voz da comunidade seja ouvida nas decisões sobre a saúde pública. É uma forma de exercer a cidadania, influenciar políticas públicas, e ajudar a melhorar o atendimento e os serviços de saúde no município.

Se você quer participar do Conselho de Saúde, procure se informar na Secretaria de Saúde sobre as reuniões e como você pode se inscrever. Geralmente, qualquer cidadão pode assistir às reuniões, e representantes de diversos grupos da sociedade podem se candidatar para ser conselheiro.

A sua participação no Conselho de Saúde é uma oportunidade de fazer a diferença na sua comunidade, ajudando a construir um sistema de saúde mais justo e eficiente para todos.

#Saúde Há 22 dia(s)

Semana da Enfermagem: Evento promove capacitação e debate sobre tecnologias na área da saúde.

Nos dias 27 e 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, com o apoio do G [...]

#Saúde Há 32 dia(s)

Inscrições abertas para a 2ª edição da Semana da Enfermagem.

Edição deste ano possui foco em tecnologia dos processos de trabalho e saúde mental dos profissionais.

#Saúde Há 35 dia(s)

Conselho de Saúde prepara etapa municipal para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Reunião Ampliada deverá discutir o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

#Saúde Há 47 dia(s)

São Francisco do Oeste presente no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Maior evento de saúde pública do Rio Grande do Norte reúne líderes locais e nacionais do Sistema Único de Saúde.

#Saúde Há 52 dia(s)

Governo Municipal lança Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb)

Nova iniciativa amplia acesso a atendimentos especializados de odontologia.

#Saúde Há 93 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 94 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?