NOTÍCIAS

04-MAI-2024

São Francisco do Oeste presente no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN.

Maior evento de saúde pública do Rio Grande do Norte reúne líderes locais e nacionais do Sistema Único de Saúde.

#Saúde 04 DE MAIO DE 2024

Durante os dias 01 e 03 de maio, representantes da saúde municipal participaram do XVI Congresso do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN). O evento, realizado na capital do estado - Natal, teve como tema "35 anos do Cosems-RN: Ressignificando o SUS nos Recantos Potiguares".

O XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN é considerado o maior e mais importante evento de saúde pública no estado, reunindo protagonistas locais e nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

19ª MOSTRA "BRASIL, AQUI TEM SUS"

No primeiro dia de atividades, o município de São Francisco do Oeste foi destaque com o trabalho selecionado e apresentado "AcolheAPS: avaliação da implantação do acolhimento a demanda espontânea no município de São Francisco do Oeste/RN". De autoria e apresentado por Marcelo Raulino - gerente da UBS Francisca Emília Leite, e co-autoria de Poliana Porfirio - secretária de saúde, presentes no evento, o trabalho mostrou resultados relevantes do projeto de acolhimento desenvolvido a cerca de dois anos com o objetivo de aprimorar o acesso na atenção primária municipal.

Para quem frequenta a unidade de saúde do município percebe que não há mais a necessidade, por exemplo, de pegar uma ficha pela madrugada. O acolhimento trás horários específicos para recepcionar demandas gerais e não urgentes dos usuários, além da qualificação do nível de escuta e resolutividade dos profissionais. Em 2023, durante as três pesquisas de satisfação realizadas, o Indice de Satisfação do Usuário alcançou médias de 88%, 86% e 90% de satisfação, além de uma redução de 29% no número de pessoas que retornam aos serviços por alguma razão/conduta.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Durante o segundo dia, além de outros temas importantes da programação, destacamos o painel "O agir municipal: Avanços e desafios da vigilância em saúde na atual conjuntura", este que trouxe um debate acerca das ações de enfrentamento as Arboviroses, discussões sobre imunização, erradicação de doenças como problema de saúde pública e as infecções de transmissão vertical (com destaque para sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV), assim como discutir estratégias prevenção, diagnóstico, tratamento e redução da transmissão da tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/aids.

Também destacamos o painel "Política de Atenção Especializada em Saúde: Acesso em tempo oportuno", neste a qual se discutiu a necessidade de reorganizar o acesso dos usuários na atenção especializada.

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

No terceiro dia, dentre a programação, enfatizamos o painel "Desafios e perspectivas da Atenção Primária à Saúde, como coordenadora do cuidado". Neste espaço foi debatido a nova metodologia de financiamento da Atenção Primária à Saúde, além do acolhimento do cuidado, processos de trabalho, manejo de doenças crônicas não transmissíveis e provimento de profissionais.

SAÚDE DIGITAL

Os conferencistas municipais visitaram stands como o do Ministério da Saúde e estreitaram laços para fortalecimento da saúde digital no município.

Atualmente, destacamos a ampliação da telemedicina para apoio e diagnóstico, além da oferta do exame de eletrocardiograma, também passamos a oferecer consultas especializadas. Outro destaque importante é a integração do município com a Rede Nacional de Dados em Saúde, possibilitando a continuidade do cuidado da nossa população.

Hoje, já é possível que nossos munícipes tenham acesso aos seus dados de saúde na palma da mão por meio do aplicativo "Meu SUS Digital", possibilitando visualizar histórico de vacinas, medicamentos, atendimentos e, para as mulheres, acesso ao Programa de Dignidade Menstrual.

O XVI Congresso do COSEMS-RN não apenas proporcionou um espaço vital para compartilhar conhecimentos e experiências, mas também inspirou os participantes a enfrentar os desafios futuros com resiliência e inovação.

*Com imagens COSEMS/RN.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 19 dia(s)

O que é e como funciona o Conselho Municipal de Saúde?

O Conselho de Saúde é um grupo de pessoas que toma decisões importantes sobre o Sistema Ún [...]

#Saúde Há 22 dia(s)

Semana da Enfermagem: Evento promove capacitação e debate sobre tecnologias na área da saúde.

Nos dias 27 e 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, com o apoio do G [...]

#Saúde Há 32 dia(s)

Inscrições abertas para a 2ª edição da Semana da Enfermagem.

Edição deste ano possui foco em tecnologia dos processos de trabalho e saúde mental dos profissionais.

#Saúde Há 35 dia(s)

Conselho de Saúde prepara etapa municipal para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Reunião Ampliada deverá discutir o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

#Saúde Há 52 dia(s)

Governo Municipal lança Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb)

Nova iniciativa amplia acesso a atendimentos especializados de odontologia.

#Saúde Há 93 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 94 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito