NOTÍCIAS

01-AGO-2022

SAIBA MAIS SOBRE A MONKEYPOX - VARÍOLA DOS MACACOS

Seguimos monitorando o cenário epidemiológico nacional e estadual.

#Saúde POR SECRETARIA MUN. DE SAUDE E SANEAMENTO 01 DE AGOSTO DE 2022

O QUE É MONKEYPOX?

A Monkeypox (MPX), varíola dos macacos ou varíola símia é uma doença causada pelo Monkeypox vírus, do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com:

- animal silvestre (roedores) infectado

- pessoa infectada pelo vírus monkeypox

- materiais contaminados com o vírus.

SINAIS E SINTOMAS:

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

- Erupções cutânea ou lesões de pele

- Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)

- Febre

- Dores no corpo

- Dor de cabeça

- Calafrio

- Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico da monkeypox é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. O teste para diagnóstico laboratorial será realizado em todos os pacientes com suspeita da doença. A amostra a ser analisada será coletada, preferencialmente, da secreção das lesões. Quando as lesões já estão secas, o material encaminhado são as crostas das lesões. As amostras estão sendo direcionadas para os laboratórios de referência no Brasil.

ESTOU DOENTE: O QUE FAZER?

Se você achar que tem sintomas compatíveis de monkeypox, procure uma unidade de saúde para avaliação e informe se você teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite contato próximo com outras pessoas. Higienize as mãos regularmente e siga as orientações para proteger outras pessoas da infecção.

TRANSMISSÃO:

A principal forma de transmissão da monkeypox ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.

Ocorre, principalmente, por meio do contato direto pessoa a pessoa com as erupções e lesões na pele, fluidos corporais (tais como pus, sangue das lesões) de uma pessoa infectada. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva.

A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente.

Já a transmissão por meio de gotículas, normalmente, requer contato próximo prolongado entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos, pessoas com maior risco de infecção.

Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas começam até a erupção ter cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se formar. A doença geralmente evolui para quadros leves e moderados e pode durar de 2 a 4 semanas.

PREVENÇÃO:

A principal forma de proteção contra a monkeypox é a prevenção. Assim, aconselha-se a evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou confirmação da doença. E no caso da necessidade de contato (por exemplo: cuidadores, profissionais da saúde, familiares próximos e parceiros, etc.) utilizar luvas, máscaras, avental e óculos de proteção.

Pessoas com suspeita ou confirmação da doença devem cumprir isolamento imediato, não compartilhar objetos e material de uso pessoal, tais como toalhas, roupas, lençóis, escovas de dente, talheres, até o término do período de transmissão.

Lave regularmente as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel, principalmente após o contato com a pessoa infectada, suas roupas, lençóis, toalhas e outros itens ou superfícies que possam ter entrado em contato com as erupções e lesões da pele ou secreções respiratórias (por exemplo, utensílios, pratos).

Lave as roupas de cama, roupas, toalhas, lençóis, talheres e objetos pessoais da pessoa com água morna e detergente. Limpe e desinfete todas as superfícies contaminadas e descartar os resíduos contaminados (por exemplo, curativos) de forma adequada.

FONTE: Ministério da Saúde

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 35 dia(s)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 1.721 cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários deverão se vacinar no município.

#BolsaFamília Há 36 dia(s)

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Calendário de Pagamentos do Programa Bolsa Família - Março de 2024.

#Saúde Há 38 dia(s)

Programa Dignidade Menstrual: Orientações para acesso gratuito a absorventes.

Criado pelo Governo Federal, programa garante absorventes a pessoas inscritas no Cadastro Único.

#AssistênciaSocial Há 39 dia(s)

PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 12 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São F [...]

#Obra Há 45 dia(s)

AQUISIÇÃO DE DUAS CARRETAS BASCULANTES

Estas carretas representam um investimento significativo na infraestrutura do nosso muni [...]

#Pavimentação Há 46 dia(s)

MAIS UMA OBRA ENTREGUE

Pavimentação da parede do açude São Gonçalo, uma obra realizada com recursos próprios! [...]

#Saúde Há 46 dia(s)

SÃO FRANCISCO DO OESTE FOI CONTEMPLADO COMO UMA NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

É com grande satisfação que anunciamos que o nosso município foi contemplado como uma no [...]

#Saúde Há 47 dia(s)

Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza estoques de medicamentos para consulta pública

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento anunciou uma iniciativa inovadora visando p [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito