CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2024

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria de Agricultura iniciará no período de 11 a 26 de janeiro, as inscrições para o Programa Corte de Terra 2024. O cadastro dos agricultores será realizado na Secretaria de Agricultura, localizada da sede da EMATER, na Rua Francisco Martins Viana, nº49, das 7h às 12h.

#Agricultura 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE PRODUÇÃO DE SILAGEM NA ZONA RURAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE.

No último sábado (18), a Secretaria Municipal de agricultura acompanhou a produção de silagem na zona rural de São Francisco do oeste.

Os serviços de produção de silagem é uma parceria do Governo Municipal e a Emater que cedeu a ensiladeira para benefício da agricultura familiar de São Francisco do Oeste.

#Agricultura 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE EM SÃO FRANCISCO DO OESTE O PROGRAMA CORTE DE TERRA ESTÁ A TODO VAPOR!

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria de Agricultura

iniciou o Programa de Corte de Terra, que oferece aragem e preparação do solo para produtores rurais do município.

O objetivo dessa ação é fortalecer as atividades agrícolas, auxiliando o trabalhador do campo no cultivo de feijão, milho, entre outros.

O serviço é feito com tratores e implementos agrícolas afim de suprir as necessidades dos agricultores em tempo hábil. Esse benefício é totalmente grátis e beneficia cada produtor com o de corte de terra.

#Agricultura 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE COMUNICADO CORTE DE TERRA 2023

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comunica que deu início a atualização de cadastros para o corte de terra 2023. A inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de janeiro 2023, na referida secretaria. O beneficiário deverá apresentar os documentos pessoais do mesmo e do cônjuge e ITR ou CCIR da terra.

#Agricultura 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE EQUIPE DA FUNASA REALIZA LEVANTAMENTO TÉCNICO PARA INSTALAÇÃO DE POÇOS NO MUNICÍPIO.

O Governo Municipal de São Francisco do Oeste/RN, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, recebeu nesta semana, uma das equipes da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), para a realização de um estudo técnico para instalação de poços artesianos na cidade.

A pedido do prefeito Lusimar Porfírio, o Secretário Giovanni Fortunato visitou 19 comunidades que hoje contam com 95 famílias residentes. Essas comunidades já têm poços perfurados, porém, não instalados. O estudo realizado será levado para o corpo técnico da Funasa para posteriormente, atestar a instalação dos poços.

Essa é uma parceria firmada apenas entre a Prefeitura e a Funasa e que segundo Carlão - técnico do órgão, a estimativa é que as instalações aconteçam o mais breve possível.

#Agricultura 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE ENCONTRO DO COMITÊ MUNICIPAL LOCAL DA BOVINOCULTURA LEITEIRA.

Aconteceu na manhã de hoje (25), uma reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e os parceiros que formam o Comitê Municipal Local da Bovinocultura Leiteira. O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura de São Francisco do Oeste, com o objetivo de traçar metas para consolidar as ações da bovinocultura de leite a serem desenvolvidas no município em 2022.

Participaram do encontro: Giovanni Viana, Secretário Municipal de Agricultura; José Augusto, do Banco do Nordeste; o Agrônomo Fabrício Edino, do Seapac; Gilvan Torres, Técnico da Emater; Leticia Vitoria, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Francisco do Oeste; Raimundo Barreto, representando as Associações; e Manoel Valdery representando os Produtores de Leite.

#Agricultura 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO FRANCISCO DO OESTE RECEBERÃO O BENEFÍCIO SEGURO SAFRA 2020/2021 EM PARCELA ÚNICA.

O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa aos agricultores e agricultoras familiares, que foi liberado o pagamento referente ao Garantia-Safra 2020/2021. O pagamento integral do benefício Garantia-Safra deu início ontem (14/02) em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do coronavírus (COVID-19).

O agricultor dever procurar a Secretaria de Agricultura, para confirmar se terá direito ao benefício. Os pagamentos serão realizados a partir do mês de fevereiro de 2022.

#Agricultura 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE SEMENTE DE MILHO AOS PRODUTORES RURAIS CADASTRADOS NO PROGRAMA BANCO DE SEMENTES.

O Governo Municipal de São Francisco do Oeste, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente em parceria com a EMATER local, deram início na manhã de ontem (02 a entrega de semente de milho aos produtores rurais cadastrados no Programa Banco de Sementes.

A entrega está acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e da EMATER e se estenderá até o dia 08 de fevereiro, estão sendo distribuídas 10 Kg de semente de milho, essa é mais uma ação com objetivo de apoiar a agricultura Familiar de São Francisco do Oeste.

#Agricultura 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE SEMENTES DE MILHO AOS AGRICULTORES CADASTRADOS.

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER, entregará sementes de milho aos agricultores cadastrados. Serão distribuídos 10 Kg de milho para cada família cadastrada no banco de sementes, essa ação tem como objetivo apoiar a agricultura Familiar de São Francisco do Oeste.

A entrega acontecerá amanhã 01 de fevereiro de 2022 na sede da Secretaria de Agricultura.

#Agricultura 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE PROGRAMA GARANTIA SAFRA ANO 2021-2022

A secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comunica ao todos agricultores inscritos no programa GARANTIA SAFRA ano 2021-2022, que em virtude do aumento da pandemia em todos os municípios do estado do Rio Grande do Norte, foi prorrogado o prazo para o pagamento dos boletos de adesão dos agricultores até 21 de fevereiro de 2022.

#Agricultura 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE GARANTIA SAFRA ano 2021-2022

A secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comunica ao todos agricultores inscritos no programa GARANTIA SAFRA ano 2021-2022, que os boletos de adesão já estão disponíveis na sede da Secretaria de Agricultura.

Informamos que os agricultores devem procurar seu boleto até 31/01/2021.

#Agricultura 14/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE INICIA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2022

Buscando a melhoria sócio econômica do município principalmente do agricultor Familiar, e tendo em vista o início do período chuvoso na região, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria de Agricultura iniciou a manhã de ontem (13), o programa corte de terras.

O programa consiste no beneficiamento das terras dos agricultores que precisam ser trabalhadas no período certo a fim de que não haja possíveis prejuízos para os produtores na hora das colheitas.

O Prefeito Lusimar Porfirio junto com o Secretário Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente Giovanni Viana acompanharam de perto os serviços com tratores e implementos agrícolas afim de suprir as necessidades dos agricultores em tempo hábil, esse benefício é totalmente grátis beneficiando duas horas degrade aos produtores que previamente se inscreveram no programa.

#Agricultura 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA CORTE DE TERRA 2022.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria de Agricultura deu início hoje (06), as inscrições para o Programa Corte de Terra 2022.

O cadastro dos agricultores está sendo realizado na Secretaria de Agricultura, localizada da sede da EMATER, na Rua Francisco Martins Viana, nº49, das 7h às 12h e segue até o dia 23 de dezembro.

#Agricultura 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE COMEÇOU A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA.

Começou a segunda etapa da vacinação contra Febre Aftosa na segunda feira (01). Esta segunda etapa da campanha de vacinação é destinada aos animais de 0 a 24 meses, mas a declaração precisa ser para todos os animais, podendo ser realizada em um dos escritórios do IDIARN, EMATER ou nas Secretárias de Agricultura municipais.

A vacinação segue durante todo o mês de novembro.

#Agricultura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE A AGRICULTURA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE CELEBRA A CHEGADA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS.

A agricultura de São Francisco do Oeste celebra a chegada de equipamentos agrícolas para incrementar o cultivo e a colheita de grãos em nosso município. Os agricultores familiares oestenses estão sendo beneficiados com equipamentos doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O prefeito Lusimar Porfírio entregará à população, em especial aos nossos agricultores, 01 trator 75CV, 01 grade aradora e 01 carreta agrícola com capacidade de 4 toneladas. De acordo com Lusimar Porfírio, esses itens beneficiarão aproximadamente 50 famílias, as quais cultivam milho, arroz e feijão. O evento está marcado para logo após a alvorada festiva, por volta das 7 da manhã, em frente a prefeitura.

@codevasf

#Agricultura 28/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E RECURSOS HUMANOS PREFEITO LUSIMAR PORFÍRIO PARTICIPOU DO I ENCONTRO DE AGROECOLOGIA. GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO NFRANCISCO DO OESTE
#Agricultura 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE #Convite - I ENCONTRO DE AGROECOLOGIA - PELOS CAMINHOS DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio ambiente e parceiros apoiadores, convidam todos os agricultores familiares do município para participar o I Encontro de Agroecologia - Pelos caminhos da convivência com o semiárido, neste dia 28 de agosto (terça-feira) a partir das 08:00 horas da manhã no auditório "Alberto Cavalcante de Castro" na sede da prefeitura.

Maiores informações ligar para (84) 99705.0025 (Giovanni Viana - Sec. de Agricultura).

#Agricultura 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE CURSO DERIVADOS DO LEITE

O Governo Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e em parceria com o SENAR - RN ofertou o curso Derivados do Leite aos produtores Rurais do nosso município.

O curso teve seu encerramento na última sexta-Feira(17) e foi ministrado pela instrutora do SENAR-RN, a Gastróloga Bárbara Isabaux. A gestão municipal sempre com um olhar diferente ao homem do campo, busca cada vez mais melhorias e capacitações para os produtores rurais.

"O homem do campo é uma das prioridades da gestão, é quem produz o alimento de cada um de nós, por isso, estamos sempre buscando alternativas e parcerias para melhorar a vida no campo", frisou o Prefeito Lusimar Porfírio.

"O curso de fabricação de derivados do leite é uma alternativa a mais para a comercialização da atividade leiteira do nosso município. Assim o produtor pode agregar valor à sua produção facilitando o comércio e assim, melhorar sua renda", disse o Secretário de Agricultura Giovanni Viana.

#Agricultura 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE CURSO NCR (NEGÓCIO CERTO RURAL) DESTINADO AOS PRODUTORES ATENDIDOS PELO SENAR/RN.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, juntamente com a Prefeitura Municipal, iniciou no último sábado (11), o Curso NCR (Negócio Certo Rural) destinado aos produtores atendidos pelo Senar/RN.

Ofertado através do Programa Agro Nordeste, o curso tem a finalidade de mostrar que com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver, planejar e melhor administrar a pequena propriedade rural.

A capacitação dos produtores, é uma parceria entre o município e o Senar RN. Visando o desenvolvimento das propriedades rurais o gestor municipal na pessoa de Lusimar Porfirio, está sempre buscando alternativas para o homem do campo.

#Agricultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE DECLARAÇÃO DO IMPOSTO TERRITORIAL RURAL - ITR 2021.

A secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comunica aos proprietários rurais que a declaração do imposto territorial rural - ITR 2021, já está disponível na secretaria de agricultura. A declaração se estenderá até o dia 30 de setembro 2021.

#Agricultura 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE REUNIÃO ONLINE DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2021/22.

Nesta quarta-feira (11), o Secretário Municipal de Agricultura de São Francisco do Oeste Giovanni Viana, participou da reunião online de implementação do Programa Garantia Safra 2021/22.

Na pauta:

Balanço sobre o Garantia Safra 2019/2020;

Resoluções do Programa para os anos de 2021/2022.

A reunião contou com a presença de secretários municipais de agricultura, técnicos da Emater e representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e entidades ligadas aos homens e mulheres do campo.

#Agricultura 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE DIA DO AGRICULTO É COMEMORADO HOJE, DIA 28 DE JULHO.

Um dos dias mais representativos para o agronegócio brasileiro chegou! Estamos falando do dia do agricultor, comemorado hoje, dia 28 de julho.

A data, instituída em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, foi criada para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, pelo imperador D. Pedro II. Desde então, muita coisa mudou e para melhor.

Hoje a agricultura que conhecemos é muito mais tecnológica, produtiva e eficiente a ponto de fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, desde o café preto ao acordar até o chazinho antes de dormir.

E o grande responsável por conduzir essa agricultura é o AGRICULTOR, que, mesmo diante de muitas dificuldades e desafios, produz o alimento que chega na mesa de cada cidadão do Brasil.

.

.

.

.

#DiaDoAgricultor #AgriculturaFamiliar #28DeJulho

#Agricultura 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE O PREFEITO LUSIMAR PORFÍRIO PARTICIPA DE MAIS UM ENCONTRO DE PARTILHA DO SABER E DA EXPERIÊNCIA QUE TEM MUDADO O SEMIÁRI

O Prefeito Lusimar Porfírio, acompanhado do Secretário de Agricultura Giovanni Viana, da Chefe de gabinete Gisely Porfírio e da Secretária de Administração Nilciene Silva, participou na última sexta-feira (25), na unidade produtiva rural do senhor Otavio Felipe, zona rural de São Francisco do Oeste de mais um encontro de partilha do saber e da experiência que tem mudado o Semiárido Potiguar.

No encontro ficou claro, autonomia e sustentabilidade surge das mãos do camponês através do cultivo da palma forrageira consorciada com moringa, leucena e gliricidia, fruto do Semeando Esperança, projeto executado pela SEAPAC em parceria com Banco do Nordeste, EMPARN, EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, através do Programa Municipal Nossa Empresa Rural, e demais parceiros.

O referido projeto beneficiou em São Francisco do Oeste, cerca de 18 Famílias com palma forrageira consorciada com moringa, leucena e gliricidia e mais 2 Famílias com o Reúso de água.

#Agricultura 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE COMEÇA HOJE, 1º DE JUNHO, A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA DE 2021.

Começa hoje, 1º DE JUNHO, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2021 e se estende até o dia 30 JUNHO. Prazo para a declaração até o dia 15 DE JULHO.

Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir sua vacina, e, após isso, vacinar os animais e declarar o rebanho até 15 de julho em um dos escritórios do Idiarn, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

#Agricultura 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE REUNIÃO ENTRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E OS PARCEIROS DO PROGRAMA MUNICIPAL NOSSA EMPRESA RURAL.

Aconteceu na manhã de ontem (25), uma reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e os parceiros do programa municipal Nossa Empresa Rural. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER, com o objetivo de traçar metas para consolidar as ações do programa Nossa Empresa rural.

Participaram do encontro: Giovanni Viana, Secretário Municipal de Agricultura; José Augusto, do Banco do Nordeste; o Agrônomo Fabrício Edino, do Seapac; Gilvan Torres, Técnico da Emater; Leticia Vitoria, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Francisco do Oeste; Raimundo Barreto, representando as Associações; e José Maria, representando os produtores rurais.

#Agricultura 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE 25 DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR RURAL

A Secretaria Municipal de Agricultura em nome do Governo Municipal de São Francisco do Oeste, homenageia todos os trabalhadores Rurais do município.

Gente forte e guerreira, heróis na batalha contra a fome, resistência na luta por alimentos de qualidade para todos, carregam amor pela terra e apego pela vida no campo.

Parabéns a todos os Trabalhadores Rurais.

#Agricultura 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE CADASTRO DAS PROPRIEDADES DE SÃO FRANCISCO DO OESTE.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente em Parceria Com EMATER, BANCO DO NORDESTE, SEAPAC Comunica ao proprietários que estará iniciando o Diagnostico Rural, onde será feito o cadastro de todas as propriedades. Os Proprietários deveram comparecer na SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATER, nos dias e horários citados munidos dos DOCUMENTOS PESSOAIS E DA PROPRIEDADE RURAL.

CRONOGRAMA DE CADASTRO POR SETOR.

• SETOR 1 - 17/05 a 21/05 horário das 07:00 as 12:00. Comunidades: Campo Grande - Curralinho - Várzea Grande - Arapuá.

• SETOR 2 - 24/05 a 28/05 horário das 07:00 as 12:00. Comunidades: Arapuá 2 - Tigre - Boa Esperança.

• SETOR 3 - 31/05 a 11/06 horário das 07:00 às 12:00. Comunidades: Barro Vermelho - Monte lindo - Caroba - Fanhosa.

• SETOR 4 - 14/06 a 18/06 horário das 07:00 as 12:00. Comunidades: Logradouro - Santo André - Caiçara Tomaz

• SETOR 5 - 21/06 a 02/07 horário das 07:00 as 12:00. Comunidades: Tatu - Aroeira - Assentamento - Aroeira - jatobá.

• SETOR 6 - 05/07 a 09/07 horário das 07:00 as 12:00. Comunidades: São Gonçalo - Caiçara dos Barretos - Mourões.

#Agricultura 03/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2021 Foi adiada no RN e começa no dia 1º DE JUNHO e se estende até o dia 30 JUNHO. Prazo para a declaração até o dia 15 DE JULHO.

PRAZO PARA A VACINAÇÃO: 01/06 ATÉ 30/06/2021

PRAZO PARA DECLARAÇÃO: ATÉ 15/07/2021

Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir sua vacina, e, após isso, vacinar os animais e declarar o rebanho até 15 de julho em um dos escritórios do Idiarn, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

#Agricultura 18/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO FRANCISCO DO OESTE RECEBERÃO O BENEFÍCIO SEGURO SAFRA 2019/2020 EM PARCELA ÚNICA

O Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, informa aos agricultores e agricultoras familiares, que foi liberado o pagamento referente ao Garantia-Safra 2019/2020. O pagamento integral do benefício Garantia-Safra será realizado a partir hoje (18/03) em parcela única, em decorrência das medidas de enfrentamento da propagação da pandemia do coronavírus (COVID-19).

O agricultor dever procurar a Secretaria de Agricultura, para confirmar se terá direito ao benefício. Os pagamentos serão realizados a partir do mês de março de 2021, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

#Agricultura 19/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE O PROJETO SEMEANDO ESPERANÇA FAZ ENTREGAS DE SEMENTES EM SÃO FRANCISCO DO OESTE. Através de uma Parceria entre a Prefeitura de são Francisco do Oeste por meio do Programa Municipal Nossa Empresa Rural, SEAPAC, BNB, EMATER, e a EMPARN, realizaram na tarde da última terça-feira (17) a entrega de palma forrageira, sementes de Moringa e Leucena as 22 famílias beneficiadas pelo Projeto Semeando Esperança.

A Entrega aconteceu em uma reunião na Unidade Produtiva Rural no sítio Arapuá. O prefeito Lusimar Porfírio juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Antonio Viana Filho (Totonho Viana) e o Coordenador do Projeto Semeando Esperança, Fabrício edino do SEAPAC, José Augusto do BNB e os Produtores Rurais do Programa Nossa Empresa Rural.

Semeando Esperança, é um projeto executado pelo SEAPAC com o apoio do Banco do Nordeste e a parceria da Prefeitura de São Francisco do oeste e demais órgãos como EMATER. Sindicatos, EMPARN entre outros. O propósito é aumentar a renda das famílias que serão beneficiadas com o cultivo da palma forrageira adensada e consorciada com moringa e leucena.
#Agricultura 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE MAIS UM ENCONTRO QUE TRATOU DO INOVADOR PROGRAMA NOSSA EMPRESA RURAL Na última sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco do Oeste realizou mais um encontro do Programa Nossa Empresa Rural. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura, contou com a participação dos representantes da EMATER, do Gestor Regional Gilvan Torres, do Veterinário Honey Bernardino, da assistente social Fátima Priscila, do analista técnico do SEBRAE, Renato Gouveia, dos Professores da UERN Vamberto Torres, Miguel Henrique e Renata, bem como uma numerosa participação dos Produtores Rurais do município inscritos no programa.

Como objetivo Principal da Reunião, o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste José Augusto, ministrou uma palestra sobre linhas de créditos para o meio rural, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, ele apresentou as principais linhas de créditos que mais se adequa aos produtores inscritos no Programa, como por exemplo: Mais Alimentos, Semiárido, Pronaf Jovem, FNE Sol, e Energia Solar para o produtor rural.

Na oportunidade, o Secretário de Agricultura Antônio Viana (Totonho) destacou sua satisfação pelo sucesso do Programa Nossa empresa Rural e agradeceu a todos os envolvidos pela participação e contribuição.

O Programa Nossa empresa Rural tem como objetivo, levar ao Produtor Rural do município, conhecimentos de Gestão e de Administração da Unidade Produtiva Rural - UPR, visando à formação do capital humano, a melhoria do trabalho, a valorização da economia e o desenvolvimento sustentável no meio rural; com foco na produção e produtividade agropecuária, no artesanato e no turismo rural; objetivando maior geração de emprego e renda.
#Agricultura 14/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE ADESÃO AO PROGRAMA SEGURO SAFRA 2018/2019 O Prefeito de Lusimar Porfírio assinou o termo de adesão ao Seguro Safra 2018/2019. A assinatura aconteceu hoje (14), na Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrário (Seara), em Natal RN, juntamente com Secretário de Reordenamento Agrário, Alexandre de Oliveira Lima.

A participação financeira do município é de 51 reais por agricultor se constatado perda de safra acima de 50%. O Garantia-Safra beneficiará 81 agricultores do município de São Francisco do Oeste.

Na ocasião, o prefeito também tratou de outros benefícios, como a regularização fundiária e a consequente emissão e entrega de títulos de terra para o agricultor familiar.
#Agricultura 09/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE INICIA CADASTRO PARA PROGRAMA DE CORTE DE TERRA
A Prefeitura de São Francisco do Oeste, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, dará início no dia 11 de janeiro de 2019 ao cadastro para o programa de corte de terra.

Cada produtor terá direito a duas horas de corte de terra em propriedade localizada neste município, conforme comprovação de uso e exploração da terra.

Os agricultores interessados deveram procurar a secretaria de Agricultura, no dia (09) das 7 às 13h, munidos dos seguintes documentos - Proprietário - CPF, RG; Escritura ou ITR da propriedade. Parceiros e Arrendatários - CPF, RG, Título de Eleitor, Contrato de Parceria ou de Arrendamento.
#Agricultura 07/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR RURAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura da Pecuária e da Pesca e EMATER, iniciaram o ano de 2019 valorizando e fortalecendo a cadeia pecuária, distribuindo palmas forrageiras aos produtores do município.

A palma forrageira representa uma alternativa da maior importância para os criadores sertanejos por sua alta eficiência no uso da água, alta produtividade, excelente qualidade como alimento energético de alta digestibilidade, e, além disso, constitui-se em estratégica reserva hídrica para os rebanhos, sendo importante ferramenta no manejo e proteção do solo.

Prefeitura de São Francisco do Oeste - Administração para todos
#Agricultura 30/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DA BOVINOCULTURA DE LEITE DO TERRITÓRIO DO ALTO OESTE Comitê Gestor da Bovinocultura de Leite do Território do Alto Oeste Potiguar, realizou reunião, no dia 30/10/2018, no auditório do SEBRAE em Pau dos Ferros.

A reunião teve como objetivo discutir e/ou debater assuntos para fortalecimento da cadeia produtiva da Bovinocultura de Leite no Território do Alto Oeste Potiguar. Os seguintes assuntos constaram da pauta da reunião:
* Avaliação das ações realizadas pelo PRODETER/Plano de Ação Territorial da Bovinocultura;
* Divulgação da proposta selecionada pelo EDITAL: FUNDECI - Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Inovação 001/2018 - DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. O engenheiro agrônomo FABRÍCIO EDINO do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitário - SEPAC, apresentou a proposta selecionada pelo EDITAL DO ETENE FUNDECI 001/2018, cujo o título é SEMEANDO ESPERANÇA NO ALTO OEST POTIGUAR. O objetivo geral do projeto é aumentar a renda dos agricultores familiares do Território, por meio do fortalecimento da bovinocultura, usando a estratégia do cultivo da Palma Forrageira, adensada, consorciada e irrigada com reuso de água cinza.
* Elaboração de Plano de Desenvolvimento da Palma Forrageira para o Território do Alto Oeste Potiguar - Participação de Dr. Guilherme Ferreira da Costa Lima - Pesquisador da EMPARN. Foram apresentadas várias sugestões e será realizada nova reunião para tratar sobre a elaboração do Plano.
* Na reunião foram relatadas as experiências das caravanas organizadas pelo Sindicato Patronal de Pau dos Ferros/SENAR, EMATER e SEBRAE com produtores e parceiros para participarem da FESTA DO BOI em PARNAMIRIM.
* Foi discutido pelos participantes a necessidade e importância de elaboração de um calendário de eventos de capacitação para o ano de 2019, que será objeto de reunião com instituições parceiras para elaboração.
* Participaram representantes de instituições como SEBRAE, EMATER, BANCO DO NORDESTE, EMPARN, SEAPAC, Secretarias Municipais de Agricultura, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, IDIARN, técnicos autónomos e associações.

Estiveram presentes no encontro Dr. Guilherme Ferreira da Costa Lima, presidente da EMPARN, Fabrício Edino Representante da SEAPAC, e José Augusto do Banco do Nordeste. O município de São Francisco do Oeste foi representado pelo Coordenador do Meio Ambiente Giovanni Viana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STTR Nelson Mandela, Representante da Associação do São Gonçalo Raimundo Barreto e Representando os Agricultores jovem João Leonardo.
#Agricultura 17/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA NO RN.
A Prefeitura de São Francisco do Oeste através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, comunica aos Pecuaristas do município, que a campanha de vacinação contra febre aftosa, 1ª etapa no Rio Grande do Norte está sendo realizada no período de 01 a 31 de Maio de 2018.

A primeira etapa consiste em vacinar os animais de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e vacinar seus animais.

A vacinação e também a declaração dos rebanhos é de extrema importância, podendo gerar multas, além da impossibilidade de movimentação dos animais por parte dos produtores. O acesso a linhas de crédito rurais e benefícios de órgãos estaduais e federais também ficam retidos.

Todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados. Adquira a vacina em uma farmácia veterinária registrada no IDIARN e declare seu rebanho no escritório da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do Município.
Rio Grande do Norte e São Francisco do Oeste Livre da Febre Aftosa.
#Agricultura 07/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ALERTA AOS CRIADORES BOVINOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA BRUCELOSE
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, alerta a todos os Criadores sobre a obrigatoriedade da vacinação de fêmeas de bovinos e bubalinos entre 03 e 08 meses de idade contra a brucelose.

A vacinação contra a brucelose deve ser realizada por um profissional médico veterinário, Habilitado pelo IDIARN, ou vacinadores auxiliares.
A brucelose é uma zoonose, causada pela bactéria Brucella abortus, está disseminada por todo o território nacional. Atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, e afeta a população de bovinos e bubalinos. A vacina utilizada é a B19.

A brucelose causa aborto e a contaminação pode ocorrer com o contato direto com fetos abortados e restos placentários. A doença pode causar riscos à saúde humana além de prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produz na produtividade dos rebanhos.
#Agricultura 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE REALIZA ADESÃO AO PROJETO DOM HELDER CÂMARA
Na sua essência, o Projeto Dom Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste, embasado conceito de convivência com o semiárido, articulando às dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.

O Projeto Dom Helder Câmara, através da ANATER, executada pela EMATER/RN, traz um serviço de assistência técnica, atendendo a agricultores familiares visando alcançar resultados nos diferentes aspectos, através de atividades que serão desenvolvidas até abril de 2020.

Em nosso município, 35 (trinta e cinco) famílias estão sendo acompanhadas pela Equipe da Unidade Regional de Pau dos Ferros, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
#Agricultura 05/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA ENCONTRO COM AGRICULTORES PARA INÍCIO DA NOVA ETAPA DO PROGRAMA NOSSA EMPRESA RURAL.
Na última terça-feira (03), a partir das 15:30h no Auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu uma Reunião com Agricultores do município para dar início aos trabalhos da nova etapa do Programa Municipal Nossa Empresa Rural, na responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.

Durante o Encontro, o Secretário de Agricultura Totonho Viana e o Coordenador de Meio Ambiente Giovanni Viana apresentaram o Programa aos Agricultores, onde na ocasião os participantes receberam um Questionário e farão uma análise do Programa para possível adesão.

Após a análise, os Agricultores interessados deverão entregar o questionário respondido a Equipe do Programa para ser analisado. Se tiver de acordo com as diretrizes, assinarão o Termo de Adesão com o município.
#Agricultura 16/03/2018 SEC. MUL. DE AGRICULTURA PREFEITO LUSIMAR PORFÍRIO ASSINA O TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2017/2018 Sempre trabalhando e buscando melhorias para o homem do campo, o Prefeito Municipal de São Francisco do Oeste Lusimar Porfírio assinou ontem (15), o Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2017/2018.
O Programa Garantia Safra tem por objetivo beneficiar o Agricultor que tem sua produção atingida pela seca ou enchente e perda de pelo menos 50% da produção.
A Representante Estadual da Secretaria de Agricultura Magnalda Fontoura recebeu das mãos do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Totonho Viana, o Termo de Adesão devidamente assinado pelo Prefeito Municipal.
#Agricultura 12/03/2018 SEC. MUL. DE AGRICULTURA EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZA VISITA AO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) – CAMPUS SOUSA
Na última quinta-feira (08), o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Totonho Viana e o Coordenador de Meio Ambiente Giovanni Fortunato, juntamente com o Presidente do Centro Social Antonio Viana Sobrinho, realizaram visita ao IFPB - Campus Sousa (antigo Colégio Agrotécnico).
A visita teve por objetivo buscar mais conhecimentos para o município e firmar parcerias para a melhoria do homem do campo.
#Agricultura 07/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE INFORMATIVO – SECRETARIA DE AGRICULTURA
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente informa aos Produtores Rurais de São Francisco do Oeste, que na próxima sexta-feira (09), os Técnicos da EMATER estarão em nossa cidade realizando Atendimento em Geral na Escola Estadual Professor “Manoel Herculano”, no horário das 8:00 às 12:00 h.
Como o município encontra-se no momento sem Técnico da EMATER, a Equipe irá realizar um Mutirão para Atendimento aos Agricultores.
Dentre os atendimentos que serão realizados, será possível: Fazer ou Renovar as DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), entre outros serviços.
#Agricultura 16/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE INFORMATIVO - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Francisco do Oeste informa aos Produtores Rurais que aderiram ao Programa Garantia Safra 2017/2018, que se dirijam a Secretaria para receber o Boleto Bancário referente à contribuição do agricultor. O boleto tem vencimento para o próximo dia 31/01/2018.

Informamos ainda que está sendo realizado o Cadastramento para o Corte de Terra 2018. Os interessados também deverão comparecer a Secretaria, apresentando a documentação necessária: - Proprietário - CPF, RG; Escritura ou ITR da propriedade. Parceiros e Arrendatários - CPF, RG, Título de Eleitor, Contrato de Parceria ou de Arrendamento.
A Secretaria de Agricultura funciona das 7:00 às 13:00 horas na Sede da Prefeitura.
#Agricultura 15/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE REUNIÃO COM OS MORADORES DO SÍTIO CACHIMBO ACESO E DO SÍTIO ARAPUÁ SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA
No último sábado (13/01), o Prefeito Lusimar Porfirio e sua Equipe de Trabalho realizaram uma 1ª Reunião no Sítio Cachimbo Aceso às 10 horas da manhã, para discutir sobre o abastecimento de água que contemplará os moradores dos Sítios Cachimbo Aceso e Arapuá.

Após a instalação do Poço Artesiano, que foi perfurado naquela Comunidade, em parceria com o proprietário do terreno e que apresentou uma grande vazão de água, será possível amenizar a crise hídrica das famílias dessas localidades.

Em breve, haverá a inauguração e mais uma Encontro com os moradores para explicar como se dará a forma de abastecimento.
#Agricultura 12/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) DE FORMA GRATUITA PARA OS PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICÍPIO.
A Prefeitura de São Francisco do Oeste continua proporcionando benefícios para os pequenos produtores rurais. O CAR – Cadastro Ambiental Rural é um procedimento obrigatório para todos os produtores rurais. Depois de firmar parceria com o IDEMA, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando gratuitamente o cadastro das propriedades.

Para realizar o Cadastro Ambiental Rural em outros municípios é necessário contratar os serviços de um técnico, mas em São Francisco do Oeste o Coordenador do Meio Ambiente Giovanni Viana, lotado na Secretaria de Agricultura e técnico especializado na área está a disposição para a realização da adesão ao CAR gratuitamente.

Para maior comodidade aos produtores, os atendimentos estão sendo previamente agendados na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. O referido cadastro poderá ser efetuado até o dia 31de maio de 2018.

O cadastramento das propriedades, além de ser obrigatório, dentre outros benefícios, vai facilitar o acesso ao crédito e às políticas públicas das alçadas superiores de governo. Lembrando que o cadastramento é uma exigência do novo Código Florestal.
#Agricultura 05/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE PUBLICA DECRETO QUE DISPÕE SOBRE O PROGRAMA CORTE DE TERRA
A Prefeitura de São Francisco do Oeste publicou hoje (05/01), o Decreto Nº 001/2018, que dispõe sobre a implementação do Programa de Corte de Terra que beneficiará os Produtores Rurais do município.

Fica instituído o Programa Corte de Terra no âmbito municipal, que será executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, para atendimento dos produtores rurais do município, principalmente, agricultor familiar, que explora a agricultura com o plantio de milho, feijão, e algumas forrageiras que servirá de suporte alimentar para o rebanho.
Cada produtor terá direito a duas horas de corte de terra em propriedade localizada neste município, conforme comprovação de uso e exploração da terra.

O produtor beneficiário deverá apresentar no recebimento da autorização do corte de terra os seguintes documentos: - Proprietário - CPF, RG; Escritura ou ITR da propriedade. Parceiros e Arrendatários - CPF, RG, Título de Eleitor, Contrato de Parceria ou de Arrendamento.
#Agricultura 13/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM A EMATER, A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZOU O CADASTRAMENTO DE AGRICULTORES DE SÃO FRANCISC
Na manhã de ontem (12/12), no Auditório da Prefeitura de São Francisco do Oeste, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER realizou uma força tarefa para inscrever os Agricultores do município no Programa Seguro Safra.
Para se inscreverem, os agricultores precisam possuir renda familiar mensal de até 1,5 salários mínimo e ter plantado entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão.

Na ocasião, também estava sendo oferecido o serviço de renovação da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP). O referido documento é o passaporte para que agricultores e agricultoras familiares tenham acesso aos benefícios do Governo Federal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN
ADMINISTRAÇÃO PARA TODOS
#Agricultura 04/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE COM O APOIO DA PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE, ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA A SEDE LOCAL DA EMATER
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, está construindo em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e com o apoio da Prefeitura Municipal, sua Sede própria no município de São Francisco do Oeste.

A Administração Municipal, entendendo a importância desta Unidade de Apoio para o município, fez a doação do terreno, que será uma estrutura facilitadora de implantação de novas técnicas de cultura, da coleta, do beneficiamento e distribuição dos produtos da Agricultura Familiar, com agregação de valor ao pequeno produtor, garantindo melhores rendas e condições de vida no campo.
A Sede da EMATER será localizada a Rua: Francisco Martins Viana – Bairro: Sete de Setembro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN
ADMINISTRAÇÃO PARA TODOS
#Agricultura 28/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, SERVIÇOS URBANOS E RURAIS Nossa Empresa Rural Visita de parceiros no programa Nossa Empresa Rural a propriedade de Hernane Castro
www.saofranciscodooeste.rn.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 06:34:15